Conheça como está a proporcionar ao seu bebé valiosos anticorpos para o proteger de doenças durante as primeiras semanas de vida.
31 a 35 semanas de gestação
A sua actividade poderá reduzir, uma vez que terá menos espaço para se mover. Irá desenvolver um padrão de sono, que pode ou não coincidir com o seu. Receberá os seus anticorpos que irão protegê-lo contra doenças. No cérebro são estabelecidas milhões de conexões complexas. O bebé irá pesar entre 1,8 a 2,2 kg às 32 semanas e ganhará até 200 gramas por semana, no decurso deste mês.
Desenvolvimento cerebral
O cérebro do bebé desenvolve-se rapidamente, produzindo neurónios e sinapses, que estão interligados para desenvolver a capacidade de sucção, deglutição e respiração, que lhe irão permitir comer após o nascimento.
Os anticorpos e a imunidade
Durante as últimas semanas de gravidez, irá passar os seus anticorpos para o bebé através do seu sangue. Estes irão ajudá-lo a proteger-se contra muitas doenças e infecções que podem surgir nos primeiros meses após o nascimento. Esta imunidade dura alguns meses até que desenvolva a sua própria imunidade. A amamentação aumenta a imunidade, porque vai proporcionar ao seu bebé ainda mais anticorpos.
Parto
Nesta fase, o seu bebé ganha até 200 gramas por semana. Encontra-se a armazenar cálcio, gordura, fósforo e outros nutrientes essenciais que irá necessitar quando nascer. À medida que o seu bebé cresce e se torna mais forte, os seus movimentos podem ser mais intensos, podendo dificultar o seu sono. Podem aparecer contrações de Braxton Hicks (leves contrações do útero, que muitas vezes ocorrem durante esta fase da gravidez), situação que não implica que recorra ao hospital de imediato. As contrações de trabalho de parto são regulares e intensas. Peça ao seu médico para lhe explicar a diferença entre os vários tipos de contrações. Se alguma coisa a preocupa aconselhe-se com o seu médico.