Um quarto para o bebé que seja estimulante ajudará no desenvolvimento saudável do seu bebé. Aprenda a preparar um quarto para uma estimulação cómoda, prática e que permita o seu desenvolvimento.

 

Enquanto espera a chegada do bebé poderá ir preparando o seu quarto. É uma tarefa importante e emocionante, pois trata-se de criar o espaço onde o seu bebé irá crescer, aprender, dormir e brincar. A decoração do quarto vai muito mais longe do que apenas a cor das paredes, este quarto deve ser: 

  • Simples e prático, fácil de trocar uma fralda
  • Deve ter um espaço confortável para amamentar a meio da noite
  • Cómodo para ter um bom sono
  • Estimulante para favorecer o seu desenvolvimento

Mas por onde começar? O mais óbvio é o berço, sendo o principal do quarto. Há muitos tamanhos e estilos disponíveis, incluindo aqueles que crescem com o seu bebé, que são berço no início e depois convertem-se numa cama. Não importa qual vai escolher, certifique-se que cumpre os padrões de segurança. 

Outros elementos essenciais incluem: um muda fraldas, que pode ser tão simples como colocar um pequeno colchão em cima de uma cómoda ou sofisticado, com uma superfície especialmente concebida para o efeito, um monitor de bebé, uma cadeira confortável para amamentação durante a noite, cortinas especiais para garantir a iluminação natural ou a escuridão adequada, um cesto de roupa, ao lado do muda fraldas.  

Claro que poderá incluir muito mais no quarto como lâmpadas, mesas, prateleiras, pisos especiais, armários .. - apenas certifique-se que eles são adequados para a idade do bebé, acessíveis e seguros. Poderá considerar dividir o quarto em várias áreas: a área de dormir (berço), a área do muda fraldas e de vestir (muda fraldas, armário ..), a área de brincar/ ler (livros e jogos) e da área alimentar (cadeira, mesa) 

Uma vez que os requisitos funcionais estão satisfeitos, é hora de introduzir o factor de estímulo e desenvolvimento no quarto. Estudos comprovam que s bebés que foram estimulados pelo ambiente alcançam etapas de desenvolvimento mais rápidamente, tem uma melhor coordenação, mostram mais curiosidade, atenção, memória e são mais confiantes na sua imagem pessoal.  

As cores têm um papel importante no desenvolvimento neurológico, uma vez que estimulam o desenvolvimento das ligações no cérebro. No início, os recém-nascidos detectam apenas contrastes de claro e escuro ou preto e branco, deste modo as decorações com listras de cores diferentes são ideais para estimular o desenvolvimento visual.

No terceiro mês, isto vai ajudar o seu bebé a atinge a etapa de focar objetos de grandes contrastes, o que lhe vai permitir visualizar quando uma forma termina e outra começa. Isto não significa que tenha que pintar o quarto com riscas preto e branco, pelo contrário, o quarto deve oferecer um equilíbrio de estimulação e relaxamento. É importante criar um ambiente acolhedor e confortável para suavizar (quente, neutro e pastel) e estimular (cores felizes) o seu bebé.

Escolha um esquema de cores que contenha ambos e acessórios que apelativos e que possam ser substituídos facilmente em virtude do crescimento do seu bebé. 

As formas e as texturas também podem contribuir para o desenvolvimento sensorial e motor do seu bebé como os que têm cores contrastantes e diferentes sons, inclua também objetos muito suaves como blocos de construção, peluches e bolas.

Poderá optar por colocar os seus brinquedos no campo de visão do seu bebé de forma a despertar a sua curiosidade. 

Poderá escolher um tema, um brinquedo ou um desenho para o seu quarto e decorá-lo em torno dessa ideia. Independentemente do tema escolhido, certifique-se de criar um ambiente seguro que seja apropriado para contribuir para a felicidade e saúde do seu bebé.