Saiba que tipo de nutrientes deverá consumir ou evitar para manter uma gravidez saudável e contribuir para o crescimento e desenvolvimento do seu bebé.

 
 

É tão importante manter uma dieta e estilo de vida saudável durante o final da gravidez como durante os dois primeiros meses. O seu bebé irá triplicar o seu tamanho nos últimos meses, de modo a que deverá fornecer-lhe a alimentação que necessita para contribuir para o normal crescimento e desenvolvimento.

Sugestões úteis:

 

Faça refeições mais leves mas com mais frequência

Poderá aumentar entre 4,5 a 8 kg de peso neste trimestre, ou 0,5 kg por semana. Faça cinco a seis 6 refeições leves e nutritivas ou lanches durante todo o dia.

 

Consuma nutrientes: cálcio, proteínas e DHA (ácido gordo ómega-3)

Os ossos em crescimento do seu bebé necessitam de cálcio e os seus músculos e tecidos de proteínas. Para o desenvolvimento rápido do cérebro, os bebés necessitam de DHA (ácido gordo ómega-3). Possuir uma alimentação rica em nutrientes também poderá ajudar o seu corpo a recuperar-se e a reparar-se após o parto. Consuma alimentos como carnes magras, legumes, soja, peixe, brócolos e outros alimentos saudáveis.

Mais informações sobre os alimentos cujo consumo deverá ser limitado ou evitado.

 

Mantenha a ingestão de água

Apesar do desconforto que você sente com o aumento da pressão sobre a bexiga é essencial continuar a beber, pelo menos, 8 a 10 copos de água por dia. A boa hidratação é essencial não só para o desenvolvimento do seu bebé, como também o poderá ajudar a reduzir ou a prevenir situações de obstipação.

 

Mantenha um estilo de vida ativo

O seu aumento de peso e a sua mobilidade reduzida podem levar a que se sinta desanimada, no entanto, lembre-se que mesmo um pouco de exercício poderá contribuir muito para o seu estado de saúde em geral e para o seu bem-estar, tanto durante a gravidez como após o parto. Faça-o com calma e siga as recomendações do seu médico.