Mais informação para saber se o seu bebé sofre de obstipação e como o poderá ajudar.
As fezes do bebé:
Alguns bebés sujam a fralda em cada mamada ou próximo de cada toma. Outros, particularmente os que estão a ser amamentados, podem não defecar durante vários dias ou até mesmo durante uma semana. Ambas as situações são normais. Também é normal que os bebés chorem ao esforçarem-se para defecar. O bebé não está obstipado se as suas fezes forem moles, mesmo não tendo feito dejeções por vários dias.
Cada bebé é diferente. O seu médico é quem melhor o poderá aconselhar sobre como cuidar do seu filho. Consulte o seu pediatra ou médico se tiver dúvidas.
Sinais de obstipação nas crianças:
Se o seu filho fica, pelo menos, três vezes por semana sem defecar e se as suas fezes são geralmente duras e tem dificuldade em defecar, ele poderá sofrer de obstipação. Se as fezes se assemelham a pequenas bolas. Manchas na fralda podem ser outro sinal de obstipação, assim como fezes soltas (diarreia) podem suceder-se a fezes endurecidas quando o seu bebé estiver obstipado.
Quanto mais o seu filho estiver obstipado, maior será a dificuldade em voltar ao normal, consulte o pediatra ou o médico para obter ajuda. Pode demorar algum tempo para que o tratamento indicado pelo seu médico tenha efeito, mas insista até que funcione.
Causas da obstipação em crianças:
Muito leite e uma dieta pobre em fibras pode causar obstipação. A obstipação também poderá indicar que o seu filho está preocupado ou que sente ansiedade sobre algo. Se a criança estiver obstipada poderá sentir dor ao fazer uma evacuação. Esta situação irá criar um círculo vicioso: quanto mais doer mais fezes serão acumuladas e quanto mais obstipado mais dores ele irá sentir.
Ajude o seu filho a evitar a obstipação:
Alimentação e exercício para a obstipação.
Uma vez resolvido o problema inicial é importante fazer todo o possível para evitar o retorno. A melhor maneira de evitar a obstipação é ter a certeza de que o seu filho ingere em abundância líquidos e alimentos fornecedores de fibras. Frutas e legumes, pão integral, cereais de pequeno-almoço integrais, feijões, ervilhas congeladas e milho doce são excelentes fontes alimentares de fibras que as crianças costumam gostar. A criança também deverá beber líquidos em abundância, contudo não deverá beber muito leite ou sumo, uma vez que poderão causar obstipação. A prática de exercício físico também ajudará.
Acalme o seu bebé
Se a alteração da alimentação do seu filho não o ajudar tente descobrir se algo o está a incomodar. Por exemplo, ele poderá estar com receio de usar o bacio. Seja o que for, tente acalmá-lo e ajudá-lo. Isto poderá levar algum tempo, mas deixar o seu filho acompanhá-lo quando vai à casa de banho poderá ajudá-lo. Tente mostrar-se o mais relaxado possível nesta situação.
Se o problema persistir, volte a consultar o seu pediatra ou médico.