Como abordar os problemas mais comuns que surgem durante a amamentação. Amamentar o seu filho é uma forma terna e gratificante de o alimentar, mas pode não ser fácil (para si ou para o bebé).
Você e seu bebé vão necessitar de algum tempo e prática para se sentirem confortáveis. Aqui irá encontrar informações e sugestões para resolver os problemas mais comuns que surgem durante a amamentação.
Inchaço da mama e bloqueio dos ductos do leite
Um problema comum é ter os seios inchados. Devido a vários motivos, pode acumular-se nos seios uma excessiva produção de leite. Se o bebé não estiver bem colocado ao peito poderá ter dificuldade em mamar de forma eficaz, ficando algumas partes do peito por drenar durante a mamada. Irá sentir essas zonas inchadas e dolorosas. Deverá verificar, se for esse o caso, de forma a corrigi-lo nas mamadas seguintes. Se não tiver a certeza, peça conselhos. Outras das causas mais comuns são a utilização de um sutiã muito apertado, o choque ou a fricção do peito ou ainda saltar uma mamada. É importante tratar o mais rapidamente possível uma ferida ou um mamilo bloqueado para evitar uma possível mastite (inflamação da mama).
Mastite
A mastite é uma inflamação da mama que pode até provocar uma infeção. Os sintomas são semelhantes à gripe (fadiga, dores musculares e febre) e pode ser acompanhada por desconforto local, tais como dor, vermelhidão, sensibilidade e, especialmente, inflamação.
Recomendações:
- Se tiver a sensação de ter zonas da mama cheias após uma mamada, ou se o bebé não estiver a mamar bem, extrai-a manualmente um pouco de leite para aliviar o inchaço.
- Parar amamentação só iria piorar os sintomas; É melhor aconselhar-se e solicitar apoio o mais rapidamente possível.
- Dê de mamar ao seu bebé sempre que possível para reduzir a inflamação, ou use uma bomba de extração.
- Se a situação não melhorar dentro de 12-24 horas, consulte o seu médico, que poderá prescrever antibióticos compatíveis durante a amamentação.
Saída inesperada do leite
Por vezes, o leite materno pode sair inesperadamente pelos mamilos.
Recomendações:
- Quando isso acontecer, pressione firmemente o mamilo com a mão. Este gesto, muitas das vezes, é bem-sucedido. Use discos de amamentação dentro do sutiã.
- Mamilos doloridos
- É normal sentir os mamilos doloridos durante os primeiros dias de amamentação. Irritações e mamilos doloridos são comuns e fáceis de tratar.
Recomendações:
- Extraí-a algumas gotas de leite no final de cada mamada e espalhe-as suavemente pelo mamilo.
- Deixe os seus mamilos secos antes de voltar a vestir-se.
- Mude os discos de amamentação após cada mamada (se possível, escolha os discos que não possuem um reforço de plástico).
- Não use sabão, porque desidrata a pele.
- Use sutiãs de algodão, que permitem que o ar circule.
- rate as fissuras ou a irritação dos mamilos com a aplicação de uma fina camada de vaselina branca ou de lanolina purificada. Aplique a pomada sobre a fissura (não em torno do mamilo) para promover a cicatrização e prevenir a formação de crostas.
- Não há necessidade de parar de amamentar. se seguir os conselhos dos profissionais de saúde, em breve sentir-se-á confortável a amamentar o seu bebé.