Mais informação sobre o aumento da força muscular e o tipo inicial de memória.

 
 
 
 
 
 

23 à 26 semana de gestação

Os músculos estão a desenvolver-se, o que faz com que o seu movimento é mais intenso.Os pulmões estão a preparar-se para respirar. Tem um aperto forte.Tem um tipo inicial de memória. Pode pesar entre 400 gramas a cerca de 1,5 kg, e medir entre 28 a 40 cm. Ele pratica movimentos que o vão ajudar a comer, a beber e a respirar.

Hitos del sexto mes de embarazo

 

O desenvolvimento do cérebro

Nas semanas 24 e 25, os neurónios (células que conduzem impulsos nervosos) migrarão para diferentes níveis do cérebro, que ajudarão a fazer conexões após o nascimento. O desenvolvimento cognitivo e sensorial avança, com uma melhor sensação de tacto e da audição, denotado por um conhecimento cada vez maior de uma grande variedade de sons. Além disso, ele vai começar a apresentar uma primeira forma de de aprendizagem e memória, chamada habituação.

 

Movimento fetal

Os movimentos do bebé estão a tornar-se mais intensos. Nesta fase, já deve girar, virar e dar pontapés no útero. O seu peso aumenta e torna-se mais forte, desenvolve as suas competências motoras. Dependendo da taxa de crescimento e do seu tamanho, os seus movimentos abrandam no final do terceiro trimestre, quando já tem menos espaço para se movimentar. Os seus hábitos de dormir não coincidem com os seus.

 

Desenvolvimento sensorial e habituação (desligar-se do meio ambiente)

O bebé está a aprender a arte da habituação, uma das formas mais simples de memória, que consiste em "desligar-se" do meio ambiente circundante. Ele vai continuar a desenvolver essa habilidade após o nascimento, o que lhe irá permitir dormir com sons familiares, como um ventilador ou o ruído da estrada. Na 24ª semana, a audição do bebé está totalmente estabelecida.

 

Desenvolvimento dos pulmões e as primeiras respirações

Nesta fase, os pulmões do bebé não funcionam porque ele recebe oxigénio através de si. No entanto, na preparação para a respiração, os pulmões começam a produzir uma substância gordurosa chamada surfactante pulmonar, que cobre o revestimento interior dos alvéolos. O surfactante dos pulmões permite expandir-se mais facilmente quando o bebé respirar por si mesmo.