Mais informação sobre o modo de habituar a criança a uma dieta equilibrada.
Tal como o resto da família, a criança precisa de comer alimentos variados, dos quatro grupos seguintes:
- Frutas e legumes
- Pão, arroz, batatas, massas e outros produtos derivados dos cereais
- Produtos lácteos
- Carne, peixe, ovos, legumes e outras fontes não lácteas de proteína
Fruta e hortícolas para crianças de 1 a 3 anos
A fruta e os legumes contêm muitas vitaminas, minerais e fibras alimentares. É conveniente introduzir variedades diferentes desde muito cedo, quer sejam frescos, congelados, enlatados ou secos. Tente incluir frutas e legumes em cada refeição. As frutas e os legumes contêm diferentes vitaminas e minerais, por isso recomenda-se que a criança coma a maior variedade possível destes alimentos. Mas não se preocupe se a criança aceitar apenas um ou dois. Continue a fornecer pequenas quantidades ocasionais de frutas e legumes diferentes, até que a criança de habitue a novos sabores. Algumas crianças não gostam de legumes cozidos, mas gostam de ir mordiscando pedaços crus enquanto a mãe prepara os alimentos.
Hidratos de carbono na dieta das crianças
Os hidratos de carbono fornecem energia, nutrientes e alguns fibra. Não importa se é pão ou cereais de pequeno almoço, batata ou inhame, arroz ou cuscuz, massas ou pizza: A maioria das crianças não precisam de muito incentivo para comer alimentos deste grupo. Também poderá dar ao seu filho produtos produzidos com grãos integrais, como pão, massas ou arroz integral. No entanto, não é recomendado dar apenas alimentos integrais a crianças com menos de dois anos. A criança poderá sentir a sensação de saciedade antes de ingerir as calorias ou nutrientes de que necessita. Após os dois anos poderá introduzir gradualmente alimentos integrais na sua dieta.
Leite e produtos lácteos para crianças
A partir de um ano de idade poderá substituir o leite materno ou fórmulas de transição por leite de vaca, bebidas lácteas ou continuar a amamentar. Tente dar ao seu filho três tomas de leite por dia - leite ou derivados, como iogurte ou queijo, curado ou fresco.
Se a criança come bem e estiver a crescer, de acordo com a sua idade, poderá inserir o leite meio gordo a partir dos dois anos. O leite desnatado com 1% de gordura não contém gordura suficiente para as crianças com menos de cinco anos, por isso não é recomendada a sua ingestão.
Uma fórmula infantil da etapa 3 como o enfamil premium 3 é muito apropriado para crianças de 1-3 anos, fornecido como parte de uma dieta equilibrada e variada. O Enfamil Premium 3 contém uma combinação especial de ALA, ferro, cálcio, zinco e vitaminas que promovem o crescimento normal e o desenvolvimento do seu filho.
Carne, peixe, ovos, legumes e outras fontes não lácteas de proteína
As crianças necessitam de proteínas e ferro para crescer e se desenvolverem. Tente dar ao seu filho uma ou duas porções deste grupo diariamente.
Carne, peixe, ovos, leguminosas (como feijão, lentilha e grão de bico) e alimentos feitos com legumes (tais como tofu e pasta de feijão) são uma excelente fonte de proteína e ferro. Os frutos secos também contêm proteínas, mas não é aconselhado dar frutos secos, como o amendoim, a crianças com menos de cinco anos, uma vez que se poderão engasgar. Poderá dar ao seu filho duas porções de peixes gordos (como cavala, salmão ou sardinha) por semana.