Mais informações sobre a função do ouvido interno do seu bebé e como praticar a respiração.
19 a 22 semanas de gestação
O seu ouvido interno começa a funcionar. Agora o bebé poderá detectar sons dentro e fora do útero. É possível que sinta vibrações no intestino, porque os seus movimentos são cada vez mais regulares e coordenados. O bebé pode chuchar no dedo. Os soluços podem tornar-se mais evidentes à medida que praticar a sua respiração. Vai medir aproximadamente 25 a 30 cm e terá um peso superior a 500 gramas.
Desenvolvimento sensorial
O seu bebé consegue ouvi-la, juntamente com outros sons fora do útero. Se ouvir um barulho repentino, poderá ficar parado durante um segundo. Além disso, o seu ritmo cardíaco pode reduzir-se. Reage desta forma porque o seu ouvido interno começa a funcionar durante este mês. Os sons podem ser muito fortes para o feto dentro do útero. Tem em conta as vibrações da sua voz. Os batimentos do seu coração. O funcionamento dos vasos sanguíneos. Os sons do estômago, para não mencionar os fortes ruídos intestinais. O nível de som no interior do útero pode chegar a 70 decibéis semelhante a um aspirador de pó. Embora isso possa parecer-nos alto, muitos recém-nascidos acalmam-se com ruídos de máquinas que são brandos e uniformes, que se assemlham aos sons rítmicos do útero. Especialistas não sabem se os bebés se lembram dos sons que ouvem, enquanto estão no útero, mas muitos pais acreditam que a música clássica que ouviram durante esta fase é a mesma que os acalma após o nascimento.Além disso, o sentido do tacto do bebé já é perfeito nesta fase.
Primeiros movimentos
Embora o bebé já se mova no interior do útero, só agora é que irá começar a notá-lo. Os seus movimentos são mais regulares e coordenados, irá começar a senti-los como uma vibração, e são chamados de movimentos fetais precoces. Você também poderá ser surpreendida com os soluços, a forma como o bebé pratica técnicas de respiração.