Uma das maneiras de desfrutar de uma gravidez saudável e contribuir para o desenvolvimento do seu bebé é seguir uma dieta equilibrada e diversificada com muitas frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas, produtos lácteos e algumas gorduras saudáveis.
Uma das maneiras de desfrutar de uma gravidez saudável e contribuir para o desenvolvimento do seu bebé é seguir uma dieta equilibrada e diversificada com muitas frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas, produtos lácteos e algumas gorduras saudáveis.
Se aprender a ler os rótulos dos alimentos e entender o que eles significam, poderá fazer melhores escolhas alimentares ao longo de sua gravidez e garantir o melhor alimento possível para si e para o seu bebé.
Ler informações nutricionais nos rótulos dos alimentos lhe permite:
- Tomar decisões informadas sobre os alimentos
- Comparar facilmente os produtos
- Conheça o valor nutricional dos alimentos
- Aumentar ou diminuir a ingestão de certos nutrientes
- Melhor controlo de dietas especiais
Algumas recomendações ao ler as etiquetas dos alimentos
Os rótulos em todos os alimentos baseiam-se no pressuposto de que a dieta diária média de uma mulher deve ter 2.000 calorias por dia. Mas lembre-se de que uma mulher grávida precisa de cerca de 300 calorias a mais por dia durante o segundo e terceiro trimestres da gravidez.
Alegações nutricionais e de saúde
As declarações nutricionais sobre alimentos embalados geralmente aparecem na frente da embalagem. Informam sobre o conteúdo de alguns nutrientes como sal, gordura, açúcar ou fibra. Por exemplo: 'isento de açúcar', 'baixo teor de gordura' ou 'alto teor de fibra'.
As alegações de saúde lhe dizem como esse alimento pode beneficiar a sua saúde em geral. Por exemplo: "ajuda a facilitar a digestão" ou "ajuda a manter um coração saudável’
Declarações nutricionais
Os regulamentos da União Europeia exigem a declaração do conteúdo nutricional dividido em todos os alimentos embalados na parte de trás ou lado do recipiente. Um bom hábito para começar é ler sempre esta informação para fazer escolhas de alimentos inteligentes.
Aqui está um exemplo de um rótulo com declarações nutricionais que você pode encontrar.
- Informações nutricionais - fornecem informações sobre conteúdo nutricional, energia, proteína, gordura, gorduras saturadas, hidratos de carbono, açúcares e sal por 100 g ou 100 ml dos alimentos. Alguns fabricantes também indicam o conteúdo nutricional por porção. Compare o tamanho da porção indicado na embalagem com o valor que você toma - pode ser diferente
- A lista de ingredientes — - informa-o sobre os ingredientes que estão presentes nos alimentos. Geralmente aparecem em ordem decrescente de peso.
- Tamanho da dose - O recipiente ou embalagem pode conter mais do que uma porção. Na UE, a informação nutricional indica calorias e nutrientes por 100 g ou 100 ml. Então, se tomar 200 mg, estará tomando duas vezes mais calorias, gorduras, gorduras saturadas, sal, etc. do que é indicado no rótulo
- Ingestas de referência(IRs) - são valores de referência baseados em uma dieta de 2.000 calorias que indicam o valor energético e a quantidade de nutrientes básicos que devem ser consumidos diariamente para manter uma dieta saudável
O IR fornece orientação sobre a quantidade aproximada de energia e nutrientes que uma mulher de tamanho médio com um nível médio de atividade física precisa por dia.5 Embora esses valores possam variar agora que está grávida, de qualquer forma são uma referência útil para saber se este ou outro alimento é uma fonte rica ou fraca de nutrientes. Converse com seu médico sobre suas necessidades específicas.
Como parte de uma dieta equilibrada e saudável, o IR diário de um adulto é o seguinte:
- Valor energético: 8400 kJ/2000 kcal
- Gorduras totais: 70 g
- Saturadas: 20 g
- Hidratos de carbono: 260 g
- Açucares totais: 90 g
- Proteínas: 50 g
- Sal: 6 g
As necessidades diárias para uma gravida são:
- Proteínas: 71 g
- Cálcio: 1000-1300 mg
- Acido fólico ou fólates: 800 µg
- Ferro : 27 mg
No segundo e no terceiro trimestre uma gravida necessita de mais 300 kcal por dia.
Escolha alimentos como os seguintes:
- Cereais integrais ou enriquecidas
- Frutas e legumes
- Carne, aves, peixe, ovos e legumes
- Produtos lácteos ou Leite de soja enriquecido em cálcio
Evita alimentos como:
- Alimentos com um elevado conteúdo em mercúrio (peixe espada por ex.,)
- Alimentos crus ou pouco cozinhados como o sushi, patés ovos crus ou pouco cozidos
- Alimentos não pasteurizados
- Frutas e legumes não lavados