As grávidas e as lactantes necessitam diariamente de quantidades adequadas de nutrientes essenciais para favorecer o crescimento e o desenvolvimento.
Qual é a sua função?
O DHA é um ácido gordo ómega-3 específico presente no leite humano. Constitui parte natural da dieta do bebé. A ingestão de DHA pela mãe durante a gravidez e no período da amamentação contribui para o desenvolvimento normal do cérebro e da visão do feto e do recém-nascido.
Qual a quantidade necessária?
As grávidas e durante a amamentação necessitam de tomar diariamente 200 mg de DHA, para além da dose diária recomendada de ácidos gordos ómega-3 para adultos (250 mg de DHA e EPA).
O DHA encontra-se de forma natural nos peixes gordos. Durante a gravidez, as mulheres deveriam comer peixe duas vezes por semana, sendo uma delas peixe gordo, como o salmão, a sardinha, a cavala, uma vez que contêm ácidos gordos especiais. No entanto, deverá evitar comer mais de duas porções de peixe gordo/semana, uma vez que este poderá conter contaminantes. Evite também comer marisco cru e peixe com um teor elevado de mercúrio, como a raia, peixe-espada e marlim. Limite a quantidade de bifes de atum frescos para duas vezes por semana. Os alimentos devem ser bem cozidos para evitar a presença de infeções.
Onde se encontra?
- Salmão
- Sardinha
- Cavala
- Arenque
- Suplementos